Monday, May 21, 2007

um pouco de brasil – introdução (I)

Caso me perguntassem o que é a Cultura Brasileira, eu me encheria de vírgulas e detalhes para não chegar em ponto final algum; não que essa objetividade seja necessária. Mas é complicado falar sobre um país continental, que extrapola a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. E a pergunta levou-me ao chão simples e vasto dos brasileiros: Porque ‘cultura brasileira’ com letras minúsculas? Antes dessa pergunta, eu poderia, no máximo, refletir sobre Culturas Brasileiras, mas trocar o substantivo próprio pelo comum é o caminho para se construir um discurso mais sincero, para iluminar as curvas de como vive e se relaciona o povo brasileiro; e no singular mesmo, até porque um dos desafios de se estudar cultura brasileira é reconhecer aquilo que faz de todas as pessoas que vivem no Brasil serem reunidas num grupo denominado brasileiro.

2 Comments:

Blogger Lúcia Gomes said...

Somos todos brasileiros tentando preservar nossa cultura.
Difícil você ter dido tirado de nós.
Suas ideias, seus sonhos, seus escritos.
Eu te amo, meu amor

5:12 PM  
Blogger Lúcia Gomes said...

corrigindo...

Difícil você ter sido tirado de nós.

8:13 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home