Monday, May 21, 2007

um pouco de brasil – mulher (III)

Esse patriarcalismo que o português impôs aos outros povos reflete até hoje na sociedade brasileira também na relação homem-mulher. Ao homem cabe o poder, a força, a razão, e tudo isso eu, Pedro, sempre desconfiei. Mas aprendi que à mulher, classificações como sexo frágil ou aquela que se pauta pela emoção são formas de se construir uma mulher dependente em relação ao homem; dependência como seria a do africano e do indígena em relação ao português. Mas a palavra final, na sociedade brasileira, dentro do ambiente familiar, é da mulher, os problemas íntimos sempre caem no colo da mulher brasileira, responsável por solucioná-los. O homem vende aos outros homens um poder sobre a mulher, e os outros homens sabem que precisam comprar esse juízo, afinal eles também querem que os outros homens o vejam assim também. Mas é saudável notar que com o crescimento das grandes cidades, pesou à mulher a responsabilidade de educar os filhos sozinha, pesou à mulher o cargo de chefe de família, mas a elas, no fundo, isso não foi um peso, sobre elas sempre pesou essas responsabilidades, mas, antes, o homem, quando saía de casa com sua família, fazia questão de ser o porta-voz da casa, por mais que no ambiente familiar não o fosse.

1 Comments:

Blogger Lúcia Gomes said...

Meu filho Pedro, meu amor.
Agradeço de coração todo o valor que sempre vê em mim.
A mulher que você descreve é aquela que te criou.
Como conforta o meu coração saber que vc me admira.
Falo no presente sempre, porque você vive em mim.
Te amo, meu amor

2:58 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home